Dia de Treinamento: Arquitetura em Container
Por ser professor de Arquitetura em Container e atuar profissionalmente na área, com frequência recebo convites para palestras, treinamentos e consultorias dentro do universo dos containers. É sempre um prazer realizar estas atividades! Acaba que depois de diversos anos realizando compra de containers, visitas técnicas a oficina de transformação, serralheria pesada, o transporte e descarregamento dos containers, além de uma infinidade de outras atividades na área, falar sobre o que eu já vivi profissionalmente é bastante simples. Abordo assuntos técnicos desta natureza como uma conversa informal, pelo fato de já ter estudado sobre o assunto, aplicado na vida real, e obtido a sedimentação deste conhecimento de forma descomplicada.
Hoje me parece simples, mas já passei muito, mais muito perrengue mesmo trabalhando com containers. Tenho uma coleção de “causos” em obras que provocam boas risadas (mas na hora a vontade foi de chorar!).
E recentemente recebi um convite inusitado da Rede Nexus: fazer um treinamento para 380 profissionais de arquitetura, design e engenharia em uma sala de cinema. Apesar de já ter tido a oportunidade de fazer palestras para públicos ainda maiores, nunca tinha tido o desafio de fazer um treinamento de duração de 4 horas para essa quantidade de pessoas.
Normalmente nas aulas ou treinamentos de arquitetura em container que realizo, temos um canal aberto à perguntas e observações por parte dos alunos que em sua maioria possuem vasta experiência profissional na área da construção civil, o que acaba gerando discussões muito produtivas em aula, levando para lugares profícuos fora da linha do conteúdo programado. Além de termos workshops com produção de projetos em grupo, aplicando e testando desta forma o conhecimento adquirido.
Mas com número de alunos e formatação de espaço em questão seria impossível abrir para perguntas e observações ou realizar um workshop. Por este motivo foi necessário desenvolver um novo formato de treinamento que focasse no passo a passo do projeto preliminar, passando pelo projeto executivo, definição de critérios para a compra de containers, estratégia de logística, transformação de containers na oficina (cortes, soldas e reforços), descarregamento no local de obra, tratamento termo-acústico, instalações elétricas e hidráulicas, revestimentos, e o processo de obra como um todo. A grande diferença é que todo este processo foi realizado a partir de um projeto que realizei e construí, mostrando as dificuldades, facilidades, detalhes, e o que poderia ser aperfeiçoado. O projeto em questão é um anexo a uma residência de temporada na montanha. O anexo é bastante compacto, com apenas 6m de extensão (container de 20 pés), sendo perfeito para um treinamento de poucas horas, pois dá a oportunidade dos alunos entenderem completamente todo o projeto e os processos.
O retorno foi bem bacana, recebi muitos feedbacks positivos sobre o formato e o evento como um todo, espero continuar recebendo convites desafiadores como este, que te movem para além do espaço cômodo.
Comments