Box St.
Ano: 2016
Local: Rua Joaquim Távora - Vila Mariana, São Paulo - SP
Cliente: Box St.
Autor: Homã Alvico
Colaboradora: Michaela Araújo
Complementares: Michele Guillen
Fotos: Evandro Oliveira, Cristiano Brunetto, Homã Alvico
Em um terreno de 4m x 40m, localizado no bairro da Vila Mariana em São Paulo, havia o desejo dos clientes em realizar um comércio de alimentos feito com containers que possibilitassem uma interação maior com o espaço externo. Com orçamento reduzido e prazo curto, o programa se tornou um desafio, pois apresentava diversas dificuldades simultaneamente.
A solução encontrada foi empregar diversos componentes pré-fabricados, e reduzir drasticamente a mão-de-obra em loco. No processo de projeto foi realizado ensaio de diversas possibilidades de implantação dos containers, levando em consideração o mínimo de alterações nos módulos de containers e a circulação dentro do terreno exíguo. Utilizamos o processo participativo de projeto com os clientes, realizando dinâmicas para a definição final da implantação, deixando-os sempre a par de todas as consequências em cada proposta. E o resultado final foi unanime a todos os envolvidos. Dividimos assimetricamente o primeiro container, utilizando a peça maior inclinada na fachada do terreno, sendo o bloco do bar, possibilitando desta forma um isolamento do público-privado com a própria arquitetura, o acesso de entrada se fazendo pela lateral do container, permitindo a limpeza na fachada, e “antecâmaras” de acesso. A porção menor do container foi utilizada como bloco de banheiros e depósito. O segundo container foi utilizado inteiro em sua dimensão, necessitando uma grande abertura lateral de 2/3 de sua extensão para acoplar o módulo de construção em Steel Frame, ampliando desta forma sua área, e abrigando o bloco de restaurante.
Outro grande desafio de projeto foi a questão logística, de como descarregar e implantar os containers dado a largura de 4m do terreno. Depois de muitas empresas de transporte darem como impossível de se realizar o serviço, encontramos uma que topou o desafio. Foi necessário desenvolvermos formas alternativas de se descarregar os containers, pois de fato, os métodos convencionais não iriam dar certo.
Por advento da entrada de caminhões com até 40 toneladas seria impossível a fundação resistir ao atrito da roda, e no entanto precisaríamos ter as fundações prontas no momento em que fosse feita a implantação dos containers, para tanto, empregamos um sistema de fundações pré-fabricadas, que possibilitaram a locomoção e posicionamento rápido.
Para a pavimentação do terreno foi empregado a brita 0, por apresentar um ótimo custo-benefício e dispensar etapas preliminares, como a realização de contra piso, impermeabilização e sistema de drenagem. Reduzindo custos, tempo e necessidade de mão-de-obra.
Os containers foram revestidos internamente com manta-pet para o isolamento térmico, e placas de OSB para acabamento final, a utilização das placas de OSB resistem aos esforços de torção do container no momento da locomoção dos mesmos sem apresentar fissuras, além de possuírem baixo custo e compor esteticamente o projeto.
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